Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo

Ataques Ciberneticos

Reunião de Avaliação de Procedimentos de Segurança Cibernética

ataques ciberneticos

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República realizou, em 23 Maio 17, Reunião de Coordenação Executiva com órgãos e entidades da Administração Pública Federal (APF), direta e indireta, para difundir orientações e trocar informações necessárias ao fortalecimento das redes e sistemas do Governo Federal.
 
O evento aconteceu no Palácio do Planalto e foi conduzido pelo Centro de Tratamento de Incidentes de Rede do Governo (CTIR Gov), vinculado ao Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do GSI, responsável por coordenar e apoiar a APF no tratamento de incidentes de segurança, bem como por monitorá-los e analisá-los tecnicamente, além de promover o intercâmbio científico-tecnológico, inclusos outros centros nacionais e internacionais.
O objetivo foi intensificar ações de coordenação para fortalecer capacidades de resistência e resiliência das infraestruturas críticas nacionais, garantindo a prestação de serviços públicos à sociedade brasileira, mediante a ação colaborativa dos integrantes da APF.
O CTIR Gov atuou na orientação e na coordenação das instituições públicas por ocasião dos ataques cibernéticos ocorridos no dia 12 de maio que exploravam vulnerabilidades do sistema Windows. Na oportunidade, o Centro emitiu o Alerta nº 02/2017 - Ataques de Ransomware Wanna Decryptor, com recomendações à APF para proteger suas redes e sistemas.
Em agosto de 2016, o CTIR Gov já havia alertado sobre ataques do tipo “ransomware” e orientado como proceder na prevenção e na reação a essa crescente ameaça virtual, que busca sequestrar, capturar ou limitar o acesso a dados ou informações de um Sistema.
Na reunião, foi realizado um balanço do ataque cibernético ocorrido em 12 de maio e reforçadas as diretrizes previstas no arcabouço normativo de Segurança da Informação e Comunicações (http://dsic.planalto.gov.br/legislacaodsic), com ênfase nos procedimentos para efetiva resposta e mitigação de incidentes nas redes do Governo Federal.

Destaques

CTIR Gov publica estatísticas de tratamento de incidentes de redes do Governo referentes ao 2º trimestre de 2017

20/07/2017 - Noticias do DSIC

CTIR Gov publica estatísticas de tratamento de incidentes de redes do Governo referentes ao 2º trimestre de 2017

O Centro de Tratamento de Incidentes de Redes do Governo (CTIR Gov), vinculado ao Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (DSIC/GSIPR), divulga estatísticas com os resultados do trabalho de detecção, análise e resposta a incidentes de redes computacionais do Governo, referentes ao 2º trimestre de 2017, em comparação...

Read more

GSI realiza 2ª Reunião ordinária do CGSI de 2017 sobre proposta de Política Nacional de Segurança da Informação e Requisitos Mínimos de Segurança da Informação

13/06/2017 - Noticias do DSIC

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) promove, no dia 19 de Jun 17, a 2ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor da Segurança da Informação (CGSI) do corrente ano.   Na ocasião, o Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC) do GSI/PR apresentará, para conhecimento e contribuições dos 16 órgãos que compõem o...

Read more

Notícias

Final do conteúdo

Dia da SIC e da SegCiber da APF

O DSIC disponibiliza a Arte da Moeda referente ao Dia da SIC e da SegCiber da APF para utilização em ações e campanhas sobre os temas.

 

 

Publicações

 

 LIVRO VERDE SEGURANÇA CIBERNÉTICA NO BRASIL

 Guia de Referência Para a Segurança das Infraestruturas Críticas da Informação - Versão 01 Nov/2010

 

Guia de Orientações ao Gestor em SIC

E-mail
dsic@planalto.gov.br
Twitter
https://twitter.com/dsic_br
Telefone
(61) 3411-4254
Fax
(61) 3411-4216
Acesso à Informação

Copyright © 2017 Departamento de Segurança da Informação e Comunicações. Todos os direitos reservados.