Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo
Você está em:

Notícias do DSIC

Casa Militar homologa o Dia da SIC e da SegCiber da APF e celebra 10 anos de criação do DSIC

No dia 04 de maio de 2016, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, a Casa Militar da Presidência da República homologou a Portaria SE/CDN Nº 96, que institui o Dia 08 de maio como o “Dia da Segurança da Informação e Comunicações (SIC) e da Segurança Cibernética (SegCiber) da APF”, e lançou carimbo comemorativo e selo personalizado em comemoração aos 10 anos de criação de seu Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC).

Na ocasião, os Correios e a Casa Militar da Presidência da República entregaram kits com as peças filatélicas lançadas para 6 autoridades presentes, e folhas de selo personalizado para todos os participantes do evento.

O Vice-Presidente Corporativo dos Correios, Swedenberger Barbosa, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo DSIC nesses 10 anos, considerando o Órgão de importância vital e estratégica para a segurança do País. Destacou o cenário de preocupação mundial com as ameaças crescentes à segurança das redes e à multiplicação dos crimes cibernéticos, em função das conquistas científicas diárias e do avanço crescente das novas tecnologias. Saudou os profissionais que diariamente escrevem a história de sucesso do DSIC e cumprimentou as autoridades e convidados presentes.

Em seguida, o Diretor do DSIC, Gen Marconi dos Reis Bezerra, realizou leitura de texto comemorativo ao aniversário de 10 anos do Departamento.

O Chefe da Casa Militar da Presidência da República, Gen Div Marcos Antonio Amaro dos Santos, ressaltou a importância das atividades do DSIC e do lançamento do Dia da SIC e da SegCiber da APF para o fortalecimento e a contínua evolução desses temas no Brasil, essenciais e estratégicos para a garantia da soberania nacional; do exercício da cidadania; do bem-estar do povo brasileiro e do desenvolvimento sustentável do País.

Desejou que a instituição do Dia da SIC e da SegCiber da APF  sirva de elemento catalisador e motivador para os órgãos e as entidades públicas intensificarem suas atividades nessas áreas, e que a cada 08 de maio possam celebrar os resultados conquistados ao longo do ano.

Ao encerrar, Gen Amaro convidou a todos a unirem esforços em direção da disseminação das melhores práticas, do estímulo ao debate, do intercâmbio de conhecimentos e de soluções tecnológicas, e da difusão das diretrizes e instrumentos normativos publicados pela Casa Militar, no âmbito da Secretaria Executiva do Conselho de Defesa Nacional, para formarem uma sólida e efetiva corrente de SIC e de SegCbier, capaz de mitigar as vulnerabilidades existentes e resistir às tentativas de ataques às redes e sistemas de Governo.

Parabenizou os atuais e os ex-integrantes do DSIC pelas relevantes contribuições e agradeceu a presença das autoridades e dos convidados presentes.

 

 

 

 

 

 

 

Final do conteúdo

Dia da SIC e da SegCiber da APF

O DSIC disponibiliza a Arte da Moeda referente ao Dia da SIC e da SegCiber da APF para utilização em ações e campanhas sobre os temas.

 

 

Publicações

 

 LIVRO VERDE SEGURANÇA CIBERNÉTICA NO BRASIL

 Guia de Referência Para a Segurança das Infraestruturas Críticas da Informação - Versão 01 Nov/2010

 

Guia de Orientações ao Gestor em SIC

E-mail
dsic@planalto.gov.br
Twitter
https://twitter.com/dsic_br
Telefone
(61) 3411-4254
Fax
(61) 3411-4216
Acesso à Informação

Copyright © 2017 Departamento de Segurança da Informação e Comunicações. Todos os direitos reservados.