Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo

SICGov 2009

O Congresso foi divido em duas etapas:
- no dia 5 de outubro foram relizadas oficinas de Política de Segurança da Informação e Comunicações (POSIC), de Gestão de Riscos de Segurança da Informação e Comunicações (GRSIC) e de Criação de Equipe de Tratamento de Incidentes de Redes (ETIR).
- nos dias 6 e 7 de outubro foram realizados o Congresso com o tema Segurança Cibernética e o Desafio de Resposta de Incidentes em Redes Computacionais.

A abertura do Congresso foi realizada pelo Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República Jorge Armando Felix e contou com a presença do Ministro de Estado da Previdência Social, do Ministro de Estado do Controle e da Transparência - Controladoria-Geral da União, do Comandante Interino da Marinha, do Comandante do Exército, do Chefe do Estado-Maior de Defesa e do Presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Durante o congresso foram apresentadas palestras e realizados painéis abordando temas como Mudanças Climáticas e a Segurança Cibernética, Segurança Cibernética como Estratégia de Estado (OCDE), Computação em nuvem: Desafios para a Segurança, Cultura de Segurança da Informação e Comunicações na APF, Visão Mundial de Segurança Cibernética e Segurança Cibernética - Proposta Brasileira.

O Congresso contou com o apoio da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), do Banco Central do Brasil (BC), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Marinha do Brasil, do SERPRO, da Universidade de Brasília (UNB) e da Empresa Brasileira de Correios de Telégrafos (ECT), bem como com a colaboração e participação da Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos - APEX, Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - SOFTEX, do Centro de Tecnologia de Software de Brasília - TECSOFT, da IBM, da MICROSOFT, da MÓDULO, da PROMOLOGICALIS e da REDHAT.

 

Destaques

CTIR Gov publica estatísticas de tratamento de incidentes de redes do Governo referentes ao 2º trimestre de 2017

20/07/2017 - Noticias do DSIC

CTIR Gov publica estatísticas de tratamento de incidentes de redes do Governo referentes ao 2º trimestre de 2017

O Centro de Tratamento de Incidentes de Redes do Governo (CTIR Gov), vinculado ao Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (DSIC/GSIPR), divulga estatísticas com os resultados do trabalho de detecção, análise e resposta a incidentes de redes computacionais do Governo, referentes ao 2º trimestre de 2017, em comparação...

Read more

GSI realiza 2ª Reunião ordinária do CGSI de 2017 sobre proposta de Política Nacional de Segurança da Informação e Requisitos Mínimos de Segurança da Informação

13/06/2017 - Noticias do DSIC

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) promove, no dia 19 de Jun 17, a 2ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor da Segurança da Informação (CGSI) do corrente ano.   Na ocasião, o Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC) do GSI/PR apresentará, para conhecimento e contribuições dos 16 órgãos que compõem o...

Read more

Notícias

Final do conteúdo

Dia da SIC e da SegCiber da APF

O DSIC disponibiliza a Arte da Moeda referente ao Dia da SIC e da SegCiber da APF para utilização em ações e campanhas sobre os temas.

 

 

Publicações

 

 LIVRO VERDE SEGURANÇA CIBERNÉTICA NO BRASIL

 Guia de Referência Para a Segurança das Infraestruturas Críticas da Informação - Versão 01 Nov/2010

 

Guia de Orientações ao Gestor em SIC

E-mail
dsic@planalto.gov.br
Twitter
https://twitter.com/dsic_br
Telefone
(61) 3411-4254
Fax
(61) 3411-4216
Acesso à Informação

Copyright © 2017 Departamento de Segurança da Informação e Comunicações. Todos os direitos reservados.