Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ataques Ciberneticos

Notícias

Ataques Ciberneticos

Reunião de Avaliação de Procedimentos de Segurança Cibernética

O GSI realizou, em 23 Maio 17, Reunião de Coordenação Executiva com órgãos e entidades da APF, para difundir orientações e trocar informações necessárias ao fortalecimento das redes e sistemas do Governo Federal.
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República realizou, em 23 Maio 17, Reunião de Coordenação Executiva com órgãos e entidades da Administração Pública Federal (APF), direta e indireta, para difundir orientações e trocar informações necessárias ao fortalecimento das redes e sistemas do Governo Federal.
 
O evento aconteceu no Palácio do Planalto e foi conduzido pelo Centro de Tratamento de Incidentes de Rede do Governo (CTIR Gov), vinculado ao Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do GSI, responsável por coordenar e apoiar a APF no tratamento de incidentes de segurança, bem como por monitorá-los e analisá-los tecnicamente, além de promover o intercâmbio científico-tecnológico, inclusos outros centros nacionais e internacionais.
O objetivo foi intensificar ações de coordenação para fortalecer capacidades de resistência e resiliência das infraestruturas críticas nacionais, garantindo a prestação de serviços públicos à sociedade brasileira, mediante a ação colaborativa dos integrantes da APF.
O CTIR Gov atuou na orientação e na coordenação das instituições públicas por ocasião dos ataques cibernéticos ocorridos no dia 12 de maio que exploravam vulnerabilidades do sistema Windows. Na oportunidade, o Centro emitiu o Alerta nº 02/2017 - Ataques de Ransomware Wanna Decryptor, com recomendações à APF para proteger suas redes e sistemas.
Em agosto de 2016, o CTIR Gov já havia alertado sobre ataques do tipo “ransomware” e orientado como proceder na prevenção e na reação a essa crescente ameaça virtual, que busca sequestrar, capturar ou limitar o acesso a dados ou informações de um Sistema.
Na reunião, foi realizado um balanço do ataque cibernético ocorrido em 12 de maio e reforçadas as diretrizes previstas no arcabouço normativo de Segurança da Informação e Comunicações (http://dsic.planalto.gov.br/legislacaodsic), com ênfase nos procedimentos para efetiva resposta e mitigação de incidentes nas redes do Governo Federal.