Você está aqui: Página Inicial > Notícias > GSI emite alerta sobre novo ataque hacker global

Notícias

GSI emite alerta sobre novo ataque hacker global

CTIR Gov emitiu alerta aos órgãos e entidades públicas sobre a incidência de novo ataque hacker que bloqueia o acesso às máquinas infectadas até que um resgate seja pago

No dia 25 de outubro de 2017, o Centro de Tratamento de Incidentes de Redes de Governo (CTIR Gov), vinculado ao Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), emitiu alerta aos órgãos e entidades públicas sobre a incidência de novo ataque hacker em escala global, que bloqueia o acesso às máquinas infectadas até que um resgate seja pago.

 Esse é o 3º ataque de “ransomware” ocorrido em escala global neste ano. Desde agosto de 2016 o CTIR Gov-DSIC/GSIPR emite alertas sobre o aumento de ameaças cibernéticas desse tipo, com orientações aos os órgãos e entidades públicas sobre medidas preventivas e reativas a serem adotadas, bem como recomendando o não pagamento do resgate solicitado pelos hackers.

 Em maio de 2017, o CTIR GOV-DSIC/GSIPR realizou reunião presencial com instituições públicas para reforçar a importância da adoção das diretrizes previstas no arcabouço normativo de Segurança da Informação e Comunicações publicado pelo GSI/PR, com ênfase nos procedimentos para efetiva resposta e mitigação de incidentes nas redes do Governo Federal.

 Vale lembrar que ataques cibernéticos desse tipo podem ter como alvo instituições públicas, empresas privadas e até mesmo os cidadãos. Assim, para se precaver de situações semelhantes, recomendamos não abrir links de remetentes desconhecidos; desconfiar de mensagens com notícias escandalosas sobre personalidades públicas ou que ofereçam vantagens tentadoras como brindes, descontos e dinheiro; manter os sistemas operacionais e antivírus atualizados, bem como manter cópias de segurança dos dados e informações disponíveis no meio digital.

 

Acesse o Alerta CTIR Gov Nº 07/2017 – Ataques de Ransomware Bad Rabbit.