Você está aqui: Página Inicial > Notícias > GSI realiza 2ª Reunião ordinária do CGSI de 2017

Notícias

GSI realiza 2ª Reunião ordinária do CGSI de 2017

A reunião abordou a proposta de Política Nacional de Segurança da Informação e Requisitos Mínimos de Segurança da Informação


O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) promoveu, no dia 19 de Jun 17, a 2ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor da Segurança da Informação (CGSI) do corrente ano.

 

Na ocasião, o Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC) do GSI/PR apresentou, para conhecimento e contribuições dos 16 órgãos que compõem o CGSI, a Proposta de Política Nacional de Segurança da Informação (PNSI), por autorização do Exmo. Sr. Ministro de Estado Chefe do GSI, General de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen.

 

A Proposta da PNSI foi elaborada no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial coordenado pelo GSI/PR, instituído pela Portaria Nº 7, de 14 de fevereiro de 2017, e contou com amplo debate e participação de mais de 30 especialistas de 11 órgãos do governo federal.

 

Além dos integrantes do CGSI, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República também ouviu, por meio de reuniões bilaterais, representantes do Legislativo, do Judiciário, da sociedade civil, da academia e da iniciativa privada, para que, ao ser submetida à consulta publica, a Proposta da Política Nacional de Segurança da Informação contemple visão integrada do rumo que o País deverá tomar para se defender das crescentes ameaças e vulnerabilidades existentes no espaço cibernético.

 

A agenda da 2ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor contemplou, ainda, apresentação e discussão de Requisitos Mínimos de Segurança da Informação para os órgãos e entidades da Administração Pública Federal, fundamentais para a redução das vulnerabilidades, prevenção e detecção de incidentes, bem como para o pronto restabelecimento das redes e sistemas de governo em caso de ataques cibernéticos, buscando assegurar o pleno acesso do cidadão brasileiro às informações e serviços públicos hoje disponíveis, grande parte, em plataformas Web.

 

CGSI

Criado pelo Decreto Nº 3505 de 13 de junho de 2000, o CGSI tem como objetivo assessorar a Secretaria Executiva do Conselho de Defesa Nacional (CDN), exercida pelo GSI/PR, na consecução das diretrizes da Política de Segurança da Informação, nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Composto por 16 órgãos da Administração Pública Federal, atualmente o Comitê conta com a participação ativa de 50 membros titulares e suplentes, além de integrantes de Grupos de Trabalho e colaboradores, convidados sempre que necessário.

 

- Informações complementares: asscomgsi@presidencia.gov.br