Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DSIC divulga o questionário de tomada de subsídio para a revisão do Decreto nº 3.505 de 2000.

Notícias

DSIC divulga o questionário de tomada de subsídio para a revisão do Decreto nº 3.505 de 2000.

Tendo em vista a necessidade de atualização do Decreto nº 3.505/2000, que instituiu a Política de Segurança da Informação para a APF, o Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC), do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR) realizou duas oficinas, nos dias 7 e 28 de junho de 2018 respectivamente. Durante as oficinas, diversos especialistas na área de Segurança da Informação trataram de temas técnicos para a Revisão do Decreto nº 3.505, de 13 de junho de 2000.

 

As oficinas foram realizadas na Presidência da República e contaram com representantes de diversos órgãos, membros do Comitê Gestor da Segurança da Informação (CGSI). A metodologia proposta foi a de definir uma série de questionamentos abordando os principais pontos a serem alterados no decreto. Posteriormente será enviado um questionário aos diversos órgãos e entidades da Administração Pública federal, servindo como tomada de subsídios para a revisão do decreto. Desta forma, o trabalho realizado traz maior celeridade à revisão, ganhando eficiência e enriquecendo o processo, através da participação aberta aos servidores de diversas áreas e órgãos.

 dec3505.jpg

Durante as duas oficinas, os membros presentes discutiram e definiram as perguntas que serão a base da tomada de subsídio para a revisão do Decreto nº 3.505. Deste modo, o DSIC divulga o questionário base da tomada de subsídio, por meio do link a seguir: https://pesquisa.presidencia.gov.br/index.php/419761?lang=pt-BR

 dec3505a.jpg

Destaca-se que o tema, objeto deste projeto, é de extrema relevância para o país como um todo, uma vez que se pretende revisar e adequar a Política de Segurança da Informação para APF, instituída no ano de 2000, aos novos instrumentos normativos publicados ao longo dos últimos 18 anos. As atualizações trouxeram novas competências e atribuições aos diversos órgãos da Administração Pública federal sobre a temática e agora serão integrados com a revisão do Decreto.

 

Pede-se a ampla participação de todos os órgãos da Administração Pública Federal, respondendo ao questionário de forma fidedigna e mais completa possível, assim ampliando a efetividade e legitimidade do processo de revisão do Decreto n°3.505 de 2000.