Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Grupo de Excelência de Estudos em Tecnologia Digital promove encontro com o GSI

Notícias

Grupo de Excelência de Estudos em Tecnologia Digital promove encontro com o GSI

Profissionais e estudantes de Administração conheceram a Política Nacional de Inteligência e a proposta da Política Nacional de Segurança da Informação em andamento

O Grupo de Excelência de Estudos em Tecnologia Digital (GEETD), do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), promoveu, em 18 de outubro de 2017, o evento Encontro com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR).

 De acordo com o GEETD/CRA-SP, nesse encontro, os profissionais e estudantes de Administração tiveram uma oportunidade especial de obter experiências e conhecimentos voltados a mais uma área de tecnologia digital, considerando as metas definidas pela Política Nacional de Inteligência, publicada em junho de 2016, bem como tomaram conhecimento do andamento da proposta da Política Nacional de Segurança da Informação, elaborada por grupo de trabalho interministerial instituído no âmbito do GSI/PR.

 Para o Senhor Jorge Luis Dos Santos, Coordenador do GEETD/CRA-SP e responsável pela criação e condução do evento, a necessidade de realização de uma atividade como essa se faz presente por estarmos vivenciando a era de um mundo digital, onde a cibernética tem desempenhado um papel decisivo no surgimento da atual revolução tecnológica. “Estudar a evolução das tecnologias passou a ser fundamental para o conhecimento e a sobrevivência de todas as atividades das nações, dos cidadãos, das empresas e da gestão pública”, concluiu Santos.

 O Encontro contou com a apresentação de duas palestras do GSI/PR:

  • Representando a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Sr. Alexandre Rodrigues de Oliveira, Oficial de Inteligência e Coordenador de Análise de Inteligência, na Superintendência Estadual São Paulo (SESP), apresentou a palestra “Política Nacional de Inteligência (PNI)”, abordando aspectos legais da Política, bem como promovendo a ambientação sobre a atividade de inteligência no Estado Brasileiro.
  • Representando o Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC), o Major Democlydes Divino Pereira de Carvalho, Analista de Segurança e Incidentes Cibernéticos e Coordenador Geral do Centro de Tratamento de Incidentes de Redes do Governo (CTIR Gov), apresentou a palestra  “Ataques Cibernéticos - Guerra Cibernética”, abordando a evolução dos incidentes cibernéticos, descrevendo seus principais formatos e a atuação do Estado Brasileiro frente ao desafio.

 

O evento ocorreu durante a manhã do dia 18 de outubro do presente ano, no Espaço Manacá, local de realização de eventos executivos e atividades técnico-científicas e culturais do Conselho Regional de Administração de São Paulo, situado na Av. 9 de julho, 3830 - Jardim Paulista - São Paulo .