Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Outubro: mês internacional da segurança cibernética

Notícias

Outubro: mês internacional da segurança cibernética

GSI participou ativamente de iniciativas de conscientização para tornar a internet um espaço mais seguro para todos.

Em outubro, o tema segurança cibernética foi amplamente discutido no mundo, por meio de diversos debates e campanhas destinadas a alertar a sociedade para os riscos existentes no espaço cibernético, e conscientizá-la de que a adoção de simples ações preventivas no uso das tecnologias da informação e na interação online a protege contra grande parte dos ataques cibernéticos.

 No Brasil não foi diferente. Ao longo do mês, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República participou, por meio de seu Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC), de diversas atividades de sensibilização no tema, promovidas por órgãos e entidades públicas.

 Em todas as ocasiões, o DSIC/GSIPR levou mensagem sobre a importância de os agentes públicos terem uma postura consciente e segura no espaço virtual, de forma a proteger os órgãos contra incidentes cibernéticos que possam comprometer a continuidade da prestação dos serviços públicos essenciais, bem como a segurança das informações custodiadas pelo Estado e a privacidade do cidadão brasileiro.

 

Nessas oportunidades, o DSIC/GSIPR também reforçou a importância da adoção das diretrizes de segurança da informação previstas no arcabouço normativo publicado pelo GSI/PR, e apresentou a proposta da Política Nacional de Segurança da Informação, elaborada no âmbito de grupo de trabalho interministerial sob a coordenação do GSI/PR, com o objetivo de prover um norte, integração e coordenação das ações, que hoje são realizadas de forma isolada e difusa pelos vários órgãos e entidades dos três poderes, nas três esferas de governo.